segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DONA VITÓRIA E FAMÍLIA, COMERA SEUS 83 ANOS DE MUITA SABEDORIA.


Dona Vitória Maciel dos Santos completou no último dia 25/09/09, e comemorou neste domingo com sua família seus 83 anos de vida. Nascida em 25 de setembro de 1926, na Vila de Regência, filha de índios Liberalina e Alexandre, foi casada com o Sr. Aloyr dos Santos (falecido em 13/12/05), foi primeiro carebeiro de Regência, ele indetificava os ninhos e as pegadas de tartaruga para o Projeto TAMAR. Com esta união, Dona Vitória teve 6 filhos (todos em Regência), 13 netos e 7 bisnetos.
Eles viviam da caça e da pesca, "não tinha luz naquela época, só no frigorífico, pra armazenar os peixes", conta ela, com boas lembranças. Ela fazia esteiras de taboa pra seu Aloyr vender em Povoação, fazia uma bebida de mandioca brava, que se chama Jaróba, que era colocada no cabaço (fruta) pra armazenar e beber depois, diz que é uma bebida muito forte feita pelos índios, e Dona Vitória também foi benzedeira (hoje ela não benze mais), na Vila de Regência junto com Dona Eurides, Dona Vitória tem lembranças do tempo que se chegava em Linhares de balsa," tinha o vapor Juparanã que ia pra Colatina e o Flutuante que ia pra Linhares, eles transportavam toras de madeira pelo Rio Doce, médico naquela época só em Vitória".
Dona Vitória, é muito forte tem uma boa saúde, frutos que vem colhendo pelo estilo de vida que levou na mocidade. Mora com sua filha Penha que cuida dela até hoje com muito carinho, ela não deixa de fazer sua caminha nenhum um só dia.

PARABÉNS DONA VITÓRIA!!!! DESEJAMOS MUITA SAÚDE E MUITAS FELICIDADES!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário